Blogue

alargue os horizontes da sua mente

Tarot ou Tarô?

Uma pergunta frequente nos nossos cursos é qual a forma correcta de escrever, se é Tarot ou Tarô.

Nos países da Europa, sobretudo de língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa, utiliza-se a palavra "Tarot" e pode-se dizer que é o termo universal, sobretudo nestes tempos de globalização.

No entanto, no Brasil o termo correcto é "Tarô".

Se considerarmos os símbolos no Arcano X do baralho Rider-Waite, vemos que se pode ler "Tarô" mas também se a viagem do Louco retrata a jornada do início a todos os arcanos até retornar ao ponto de origem, sendo o princípio e o fim, então também podemos ver "Tarot".

Assim sendo, fica ao critério de cada um qual prefere mas o dicionário português define "Tarot".

Acrescentamos ainda que "tarólogo" é aquele que estuda o Tarot e Tarologia é o estudo do Tarot. Este estudo implica o aprofundamento sobre todo o tema, as suas origens históricas, o simbolismo das imagens e cores e ainda todas as lendas e mitos que estão em todos os arcanos.

Por isso a Taromancia é fazer uma mancia ou uma adivinhação e apesar da maioria dos taromantes fazerem algum estudo, não serão necessariamente tarólogos e por outro lado, muitos tarólogos não são taromantes.

Apesar de todos os dogmas em torno do Tarot, que abrangem religião, espiritualidade, metafísica e outras tantas egrégoras, não esqueceremos que antes de mais o Tarot é uma ferramenta de autoconhecimento.

Já no antigo Templo de Apolo em Delfos na Grécia se dizia: "gnothi seauton" ou melhor: "conhece-te a ti mesmo".